segunda-feira, 22 de junho de 2009


Filemom 1:16 - Não já como servo, antes, mais do que servo, como irmão amado, particularmente de mim, e quanto mais de ti, assim na carne como no Senhor?

Tendo fugido do seu dono, Onésimo aceitou a Cristo. Paulo o manda de volta para Filemon: “Não mais como escravo mas, acima de escravo, como irmão amado” (Filemon, verso 16).
Há relacionamentos que se estabelecem na base da submissão de uma das partes envolvidas. Um manda e o outro obedece. Um exige e o outro cede. A harmonia foi construída, às custas da falta de expressão de alguém.
Relacionamentos sem mutualidade lembram a escravidão. São construídos sem diálogo e sem respeito. Com medo de perder as migalhas de atenção que o outro dá, a parte fragilizada se humilha e aceita tudo, para “manter a paz”.
Nos relacionamentos em Cristo não viceja a escravidão. O respeito é mútuo, as responsabilidades são mútuas, o amor é mútuo.
Se você vem oprimindo alguém, passe a relacionar-se como diz Paulo: “Não mais como escravo mas, acima de escravo, como irmão amado”.